Páginas

Spain Spain Spain Spain Spain SpainSpain Spain SpainSpain Spain Spain Spain

MTV Brasil

A MTV Brasil é uma rede de televisão brasileira dedicada ao público jovem e pertencente ao Grupo Abril. Nasceu no dia 20 de outubro de 1990 e é a versão nacional da MTV além de ser a terceira MTV do mundo (atrás só da MTV EUA e MTV Europa).
A sede da emissora fica em São Paulo, na Avenida Professor Alfonso Bovero, 52, no bairro Sumaré, onde ficava a sede da TV Tupi, que atualmente foi tombado pela Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico) sendo o primeiro edifício da capital do estado de São Paulo. Os estúdios se localizam no mesmo prédio do Sumaré, sendo um alugado de Silvio Santos (São Paulo), no mesmo quarteirão da sede da MTV, e este estúdio é um dos antigos estúdios da extinta TV Tupi, em que hoje ficam os programas com plateias da MTV.
A emissora é a maior rede jovem do país e a sétima maior rede de televisão, sendo a primeira TV segmentada do país dedicada ao público jovem. Além disso, é a quinta emissora de TV mais admirada do país, segundo a Meio & Mensagem.
A MTV Brasil está sendo transmitida também com sinal HDTV em alguns estados.
Conceitos anteriores.
O videoclipe chegou ao Brasil em 1975, no programa Fantástico da Rede Globo. O primeiro clipe foi da música América do Sul de Ney Matogrosso. O Fantástico foi o único programa brasileiro a produzir e veicular videoclipes até o início da década de 80, quando as produtoras independentes passaram a querer fugir do "Padrão Globo" e também houve o surgimento da MTV norte-americana. Ao longo da década de 80, surgiram outros programas de clipes como Clip Trip (TV Gazeta), Som Pop (TV Cultura), FMTV e Manchete Clip Show (TV Manchete) e o Clip Clip, que era também exibido na Rede Globo.
Estreia
Após meses de planejamento e atrasos, finalmente a MTV Brasil estreou em 20 de outubro de 1990, ao meio-dia em São Paulo, através do canal 32 e no Rio de Janeiro pela TV Corcovado, canal 9 VHF. Primeiro saía do ar a color bar com a inscrição Rede Abril e entrava as vinhetas modernas com o logotipo da MTV. A primeira VJ a aparecer na tela da MTV foi Astrid Fontenelle.
O primeiro clipe exibido pela MTV foi o remix de "Garota de Ipanema" na voz de Marina Lima. Porém, no Rio, o som falhou e a TV Corcovado colocou no ar o som de "Walk of Life", do grupo Dire Straits, enquanto as imagens eram do clipe Garota de Ipanema.

free counters
contador free

Fala Brasil

 
O Som do Brasil | by TNB ©2010